"Só com a leitura um povo pode se tornar forte em sua cultura." (Rodrigo Poeta)

sábado, 5 de agosto de 2017

MENÇÃO HONROSA DO XI° CONCURSO POESIARTE



*Diploma de Menção Honrosa ao poeta 
Lenys de las Mercedes Soto Polanco.

*UM LAMENTO EM FORMA DE POESIA AO CAOS NA VENEZUELA!!!*


*Segue abaixo o poema escolhido como Menção Honrado ao XI° CONCURSO POESIARTE de Leny de las Mercedes Soto Polanco de Sucre-Venezuela:





Na pista

Você pode existir,
Pela reflexão de indiferença
De uma sociedade,
Ou a aplicação errada
De políticas de Estado.
Eu queria escrever ...
Terceira pessoa do plural,
Mas ... triste para mim, vou escrever
Primeira pessoa do plural.
Nós não somos o estrume ou
Parasitas da sociedade;
Nós somos cidadãos como qualquer outro,
Provavelmente com menos ou
Muitas oportunidades.
Cada um com sua história particular,
Mas o denominador comum de todos
É solidão ou abandono.
Os seres humanos na sua maioria
Vivem em tempos difíceis e
Às vezes não sabemos
Como sair deles
Independentemente do país.
Surgir quando estes cidadãos
Com suas Special Features...
A noite  na cidade pode
Ser mais difícil.
Uma dessas cadeiras
Parques onde passam
As noites escuras e frias.
As agências de segurança do Estado,
Eles dão uma sensação de segurança,
Mas como dizemos na Venezuela,
Eles são definidos como um
Saudar a bandeira.
A indiferença para com os vícios
A sociedade é indescritível.
Sentado em uma cadeira no frio,
Ao lado de um grupo de pessoas sem-teto,
Eles comentaram como deveria ser a
Vida na pista,
E nesta nova vida.
E ousou perguntar:
Qual é o caminho certo?
Quando o riso era grande
E eu comentei que a pista
Era tudo o quê eu estava vendo.
A pista é a nossa casa,
A pista é estas ruas.
Provavelmente o nome
Que eles usaram, nos dá uma ideia
De que tudo o quê pode correr lá.
Muitos sonhos ainda detidos
Ou anseios de vida,
Tentando emergir dentro
De um mar  de recursos escassos
Na pista.
Minha  situação é diferente  de tudo.
Fugindo da agressão que sofri,
Vítima de negligência
De instituições responsáveis para
Dá-me proteção ou assim
Menos em acreditar
Nessa sensação de segurança
Existente...
A mulher vítima de agressão,
Uma mulher com medo,
Uma mulher com uma sede de justiça,
Essa sou eu…
Vendo que minha geografia
Eu não poderia alcançar que a justiça,
Que se transformou em um sonho,
Em  buscar proteção no
Sistema internacional,
Mas com espanto
Que todos os meus testes,
Todas as precauções solicitadas
Eles não atender, pois 
Lá exige seus regulamentos.
Eu tive que  se contentar
Com desprezo ao vivo
No meu país, na minha Venezuela.
Provavelmente para esse sistema,
Que é mais importante para o endereço
Para um grupo de políticos,
Para muita gente,
Um único caso de
Violações dos direitos humanos.

Pseudônimo: Rita.


Nenhum comentário: