"Só com a leitura um povo pode se tornar forte em sua cultura." (Rodrigo Poeta)

domingo, 10 de fevereiro de 2013

7º lugar no VIIº CONCURSO POESIARTE 2013


*Nome: André L. Soares.
*Poesia: ÁRVORE DA VIDA.
*Cidade que representa: Guarapari/ES.
*Pseudônimo: Cavaleiro de Cervantes.
*Pontuação: 397 pontos.


-Veja a poesia, que ficou em 7º lugar no VIIº CONCURSO POESIARTE:



ÁRVORE DA VIDA

Eis o abrigo abençoado,
telhado de clorofila,
o esteio de carvalho
que sempre me dá guarida;
sua voz é a voz do vento,
seu amor é fotossíntese,          
em cuja sombra busco alento...
minha árvore da vida!

Sobre os firmes lindos galhos
tantas aves fazem ninho;
de seus frutos eu me farto
quando a fome é um espinho;
já lhe pendurei balanços
na infância de alegria,
em sua sombra hoje descanso...
minha árvore da vida!

Ó, árvore amiga...
dá-me sempre o encanto,
pois se a chuva se mistura
à sua seiva
o meu corpo se converte
em seu tronco.
Ó, árvore da vida...
tantas vezes acalmou o pranto;
quando me deito sobre suas folhas secas
minha alma fortalece
e seu espírito tão doce
sempre me renova os sonhos.

(Pseudônimo: Cavaleiro de Cervantes)



*Comentário do jurado Fernando Aires de São Paulo/SP:


"O poema tem ritmo, obedece a uma métrica e faz referência à vida e a recordação que se tem em torno de uma árvore. O poema lembra pelo ritmo e pelas repetições de alguns versos em algumas estrofes, a obra prima de Gonçalves Dias: 'Canção do Exílio'."


(Fernando Aires - jornalista)


*Comentário do jurado Carlos Alberto Sousa de Cabo Frio/RJ:


"Poesia de alento e exaltação."


(Carlos Alberto Sousa - escritor)


*Comentário do jurado Emanuel Carvalho de Natal/RN:


"A árvore da vida é a natureza, portanto o autor transmitiu neste belíssimo texto com uma intenção de mostrar a importância da natureza em nossa vida. Ela é tão necessária que toda ela se faz necessário para a existência do homem. Quer seja pelo solo que nasce uma árvore bela e cheio de flores..."


(Emanuel Carvalho - escritor)


4 comentários:

geraldo trombin disse...

parabéns, André! Belíssima árvore da vida!

André L. Soares disse...

Geraldo, boa tarde.

Muito obrigado, meu amigo. Fico efliz que tenha apreciado o poema.

Grande abraço, poeta!

Amélia Luz disse...

Achei o poema maravilhoso! Ritmo, doce inspiração e vocabulário rico além de belas metáforas. parabéns!

André L. Soares disse...

Amélia, bom dia.

Muito obrigado por sua gentil apreciação. Fico muito feliz ao ler suas palavras.

Grande abraço!