"Só com a leitura um povo pode se tornar forte em sua cultura." (Rodrigo Poeta)

quinta-feira, 3 de junho de 2010

2°lugar no IV° Concurso POESIARTE


- 2°lugar no IV° Concurso POESIARTE.
- Nome: Luis Hideki Yoshida .
- Natural de Dracena-SP .
- Cidade em que representa: Hamamatsu-Shi/Shizouka-Ken (Japão).
- Data de nascimento: 19/10/1962 .
- Pseudônimo: Yakuza da Poesia .
- Poema: “Grito Mudo de um Planeta”
- Atividades: Poeta, compositor e artista plástico.



- 2°lugar com poema:

O GRITO MUDO DE UM PLANETA
A sós, cabisbaixo murmura o ancião...
toda a sua angústia num canto sombrio,
aproximei-me, e do teu lamento perguntei-o,
e notei certo frio tomar o calor do teu brio.

Com a voz pausada e um tanto cansada
deixa jorrar todo o desabafo da sua fonte
como quem indaga em prol das causas
apontando para o fim do horizonte.

-“Queira o destino me dar tempo ainda...
De ver tantas coisas saírem do papel,
As nativas verdes matas protegidas
E poluentes extintos no azul do céu.

Que não fique nos arquivos engavetado
Certamente irá amarelar com o tempo.
Que o silêncio grito da natureza seja ouvida
Não somente como o eco trazido pelo vento.

Sei que não da pra consertar por cima
O que os ancestrais estragaram por baixo,
Fez do seu próprio destino a triste sina
Quebra cabeça que também me encaixo.

Enfurecida em protesto revida a natureza
E traga vidas inocentes sem culpa alguma.
Acidente geográfico remexe o nosso habitat
E as catástrofes, não há, quem as assuma.

Assim, vejo com os meus próprios olhos
O grito mudo de um planeta quase em coma,
Está confuso o destino do grande astro
Que nocauteado resiste em beijar a lona.

A vida queima feito rastilho de pólvora
E as chamas ardem nos olhos de todos nós,
E por ímpeto, ecoam a cada dia mais o grito
Levando pros ares folhas, sangue e pó.”
E ao término do teu laborioso desabafo
as lágrimas banham a sua face em pranto,
sentindo na própria pele tantos maus tratos
e ao mesmo tempo venera mil encantos.
(Luis Hideki Yoshida)

Um comentário:

MEUS RABISCOS disse...

Meu caro Rodrigo

Fico muito feliz com a minha classificação e por estar aqui.
A todos os classificados meus parabéns...lindos poemas.
Fico muito grata pela inicitiva do concurso e por ter o privilégio de participar, ainda que não tivesse sido classificada.
Carinhosamente